quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Web Design é minha profissão!

     Os websites jamais seriam bonitos e funcionais se não fossem as pessoas que se dedicaram a estudar meios e ferramentas para transformar a internet em algo além de páginas estáticas e feias. Prazer essa pessoa sou eu.



     Antes de falarmos sobre os websites de hoje vamos fazer uma pequena viajem no tempo e recordar de como os sites de antes eram lindos e cheio de vida com seus fundos pretos, links em azul onde praticamente não se conseguia ler o texto do link e não podemos esquecer todos os maravilhosos gifs animados de causar inveja em qualquer animação feita atualmente em Flash.
     Se para você isso soa como completo absurdo não se assuste pois essa era a realidade da nossa internet cerca de 10 anos atrás, praticamente todos os sites tinha essa configuração que hoje renderia todos os motivos para espantar seu usuário e fazer com que ele jamais volte em sua página.

Mas afinal, o que é Web Design?
     O trabalho de um web designer não é simplesmente criar interfaces bonitas, a preocupação fundamental é agregar conceitos de Usabilidade com o planejamento, garantindo que o usuário final (você mesmo que está lendo esse post agora!) atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.

O que preciso aprender?
     Inicialmente você deve focar em duas coisas, design e programação, com isso você poderá atender clientes sem ter que ficar terceirizando serviços, com o tempo você mesmo vai ver o que realmente gosta de fazer, se é criar layouts ou programar, mas lembre-se você precisa entender dos dois!
     Dentro do layout você deve se estudar programas como CorelDRAW, Illustrator, Photoshop, Fireworks, Flash e Dreamweaver todos programas da Adobe.
     Já se tratando de programação, você pode começar com XHTML, CSS, JavaScript, Lógica de Programação, PHP, MySQL, ASP, SQL, XML e AJAX.
     Como disse isso é apenas o pontapé, o topo do iceberg, logo será necessário você entender também de Usabilidade, SEO, SEM, Marketing Digital.

Mercado de Trabalho
     Diferente do que muita gente pensa, o profissional da área de Web é uma das pessoas que mais precisa estar atualizado. A velocidade com que as coisas acontecem na internet é absurdamente rápida e você precisa estar sempre acompanhando e estudando as novas tendências, programas e códigos.
     Lembre-se, não falta vagas no mercado, falta profissionais capacitados e de qualidade.


"Web Design é dar ao mundo algo que ele não sabia que sentia falta!"

(Paola Antonelli)

2 comentários:

Se você gostou, deixe seu comentário...