terça-feira, 10 de junho de 2014

O significado das siglas que dão nome às grandes empresas

Nesse mundo cada vez mais consumista é mais fácil você saber o nome do seu vizinho que conhecer o nome das marcas mais vendidas. Isso porque você não vê essas grandes empresas apenas na hora que vai comprar os produtos de que precisa. Seus nomes e siglas estão nos jornais, na internet e claro, ficam anos em suas casas, estampados nos próprios bens já adquiridos.


Mas será que você sabe o que os nomes dessas grandes empresas, tão comuns em seu cotidiano, significam? Você já parou para pensar no que deu origem às siglas mais “queridinhas” do mercado?

Se, por acaso você já teve esse tipo de curiosidade, ou, se você nunca pensou no assunto também está, porque isso aqui é bem interessante (como você vai perceber ao longo da matéria). Confira só nossa lista:

AMD
AMD - Advanced Micro Devices

Advanced Micro Devices ou Micro Dispositivos Avançados, em português. Essa é a sigla que identifica no mercado a fabricante de chips, fundada em 1969. Ela foi aberta com um pequeno investimento de 100 dólares e hoje é considerada uma das maiores empresas do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos.

AIG

AIG - American International Group

A empresa de seguros, tida como operações em mais de 130 países, recebe essa sigla devido ao seu nome: American International Group (Grupo Americano Internacional, na tradução para o português).

AVG

AVG - Anti-Virus Guard

Essa é a abreviação de Anti-Virus Guard ou Guarda Anti-Vírus. Essa é a sigla que identifica no mercado uma das maiores empresas do mundo no ramo da segurança da informação.

HP

HP - Hewlett & Packard

O nome da empresa surgiu das iniciais dos nomes dos sócios, que eram colegas da Universidade de Standford Bill Hewlett e Dave Packard. A HP foi fundada em 1939.

P&G

P&G - Procter & Gamble Company

o nome da empresa, fundada em 1837, surgiu da junção das iniciais dos concunhados William Procter e James Gamble, que fundaram a empresa com incentivo do sogro. Foi assim que surgiu a Procter & Gamble Company ou P&G.

ADIDAS

Adidas

Adolph Dassler, fundador da empresa, foi um alemão que investiu na produção de calçados específicos para esportes. Assim, O nome da marca vem de “ADI”, apelido de Adolph, e “DAS” iniciais de Dassler.

TAM

TAM - Táxi Aéreo Marília

O nome TAM surgiu como abreviação de “Táxi Aéreo Marília”. A empresa foi fundada em 1961, a partir da união de 10  jovens pilotos de monomotores.

3M

3M - Minnesota Minning and Manufacturing Company

Fundada em 1902, a empresa surgiu para explorar uma jazida mineral de Corindo, um mineral abrasivo. No entanto, a jazida provou ser de pouco valor e a empresa, que foi chamada de Minnesota Minning and Manufacturing Company (Companhia de Mineração e Manufatura de Minnesota), redirecionou seus negócios para a venda de lixas e derivados. O nome da companhia, dessa forma, passou a ser conhecido por sua abreviação, ficando no mercado como 3M.

ASICS

Asics - Asics Corporation

Criada no Japão, no ano de 1949, a empresa com o nome Onitsuka Co. se fundiu com a GTO e a JELENK e passou a chamar Asics Corporation. O nome Asics foi baseado no ditado em latim “Anima Sana In Corpore Sano” (Mente sã, corpo são).

AMAZON

Amazon

O empresário fundador, Jeff Bezos, escolheu o nome em inglês do Rio Amazonas, que é o maior rio do mundo, para nomear sua empresa. Dizem que ele queria um nome que começasse com a letra A para que seu site aparecesse no início das listagens de páginas disponíveis na rede.

BILLABONG

Billabong

inspirado na palavra aborígene “Billabong”, que significa oásis (uma fonte de água no meio do deserto), a empresa foi fundada pelo surfista Gordon Smith Merchant fundou, com a ajuda de sua mulher Rena. A Billabong fica na praia de Burleigh Heads, em Queensland, localizada na costa australiana.

BMW

BMW - Bayerische Motoren Werke

Essa é a abreviação de Bayerische Motoren Werke que, em português, significa Fábrica de Motores da Baviera. A empresa foi fundada em 1916 por Karl Friedrich Rapp e Gustav Otto, após a fusão de dois fabricantes de motores de avião da cidade de Munique, na Alemanha.

C&A

C&A - Clemens & August

O nome é resultado das iniciais dos fundadores da rede, os irmãos Clemens e August. Dessa forma, a sigla ficou C&A. A primeira loja com a marca C&A foi aberta em 1861.

CNN

CNN - Cable News Network

Cable News Network (Canal de Notícias à Cabo) é o nome original da emissora que se tornou famosa por sua sigla. Aliás, a empresa surgiu depois que o empresário Ted Turner percebeu a falta de notícias nacionais disponíveis no mercado americano e, em 1980, lançou o canal.

ESSO

Esso - Standard Oil

O nome Esso é a abreviação escrita do fonema em inglês do nome da empresa Standard Oil (S.O.). A empresa foi fundada em 1882, por John D. Rockefeller. Anos mais tarde, a petrolífera a transformaria em um dos homens mais influentes e ricos do século passado.

BIC

Bic

Marcel Bich, criador das canetas esferográficas mais usadas no mundo retirou a letra H de seu sobrenome e criou a marca BIC. Ele tinha a intesão de exportar o produto para os Estados Unidos e o H ao final poderia fazer com que o nome da marca se parecesse com a palavra bitch, um palavrão em inglês.

FIAT

FIAT - Fabbrica Italiana di Automobili-Torino

Fabbrica Italiana di Automobili-Torino (Fábrica Italiana Automóveis Turim) é o nome original da empresa, que ganhou o mercado usando simplesmente sua sigla. A empresa tinha a intenção de fazer concorrência à indústria automobilística francesa e desenvolver inovadores carros de corrida. Só depois ela seguiu fazendo modelos populares.

HSBC

HSBC - Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited

Hongkong and Shanghai Banking Corporation Limited. Esse é o nome que dá origem à sigla que ficou conhecida em todo o mundo. O banco, aliás, tem suas origens em 1865, quando o escocês Thomas Sunderland, então superintendente peninsular e oriental da Companhia de Navegação a Vapor de Hong Kong, fundou empresa para financiar comerciantes de chá da região.

INTEL

Intel - Integrated Electronics

Essa é a sigla que resume o nome da Integrated Electronics, uma das maiores fabricantes de processadores do mundo. O nome, aliás, só representou a empresa depois de uma batalha jurídica com uma rede hoteleira que era detentora dos seu direito de utilização.

LG

LG - Lucky Goldstar

O nome da empresa como conhecemos significa Lucky Goldstar. Antes da mudança de nome, os produtos de linha branca da marca eram vendidos sob o nome de Lucky, enquanto que produtos eletrônicos eram vendidos com o nome Goldstar.


fonte: Macaco Velho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou, deixe seu comentário...