quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Como isso afeta seu trabalho?

Mudanças no EdgeRank: tempo e timing estão em alta
O Facebook anunciou recentemente algumas mudanças no EdgeRank, algoritmo que controla a exibição de conteúdo no Feed de Notícias. Tudo está relacionado ao tempo e também, ao timing.

1º Mudança: Valorização de temas TrendingTopics

O Facebook começará a mostrar publicações que estão nos TrendingTopics com mais destaque na medida em que os assuntos se tornarem populares. Assim que um tema se tornar popular e seus amigos ou páginas que você curte começarem a falar sobre esse tema, as publicações sobre isso aparecerão no topo do seu feed. Por exemplo, se algo importante acontece no debate presidencial e muitas pessoas começam a falar sobre isso, este tema se torna um Trend Topic e publicações sobre isso aparecerão para você com mais frequência.
Segundo o Facebook, esta mudança provocou um aumento de 6% no engajamento com estas potagens (mais curtidas, mais comentários e mais compartilhamentos). Isso significa que será cada vez mais importante saber o que está acontecendo no “mundo” para encontrar publicações com engajamento e alto nível de interesse para seus fãs. É claro que não vale ficar postando conteúdo que não tenha a ver com seu público só para aparecer no Feed de Notícias


2º Mudança: Tempo de engajamento

O segundo fator que vai pesar no EdgeRank será QUANDO o engajamento ocorre em uma publicação. Um dos elementos do EdgeRank é o número de interações que uma publicação recebe. Isso determina o quanto esse posts irá “viralizar” no Facebook, ou seja, quanto mais engajamento mais alcance. Teremos um ajuste neste ponto que privilegiará publicações que tiverem engajamento assim que forem postadas. O EdgeRank entenderá que este conteúdo é relevante naquele momento e que pode não ser tão “quente” uma ou duas horas depois, por exemplo. Isso também significa que o tempo de vida de um post tenderá a ser menor. O que é ruim, pois terá menos chance de impactar as pessoas que entrarem no Facebook depois.
Agora, mais do que nunca, pelo o que parece saber o MELHOR HORÁRIO PARA POSTAR NA SUA FAN PAGE valerá ouro.
Em agosto de 2013 o Facebook inseriu o chamado StoryBump no EdgeRank. Isso significa que pessoas com um EdgeRank alto com uma página por exemplo, ainda receberiam uma publicação dela mesmo horas depois. O Facebook entende que mesmo que essa pessoa não esteja online no momento que a página publicou, devido seu histórico de alto engajamento, ela certamente gostaria de ver aquela publicação. Por isso, o StoryBump “jogava” o post para o início do Feed.
Com essa mudança sobre o timing, parece que o StoryBump ainda existirá, mas não será um fator predominante, valendo mais o timing do que o histórico de engajamento. Mas, o StoryBump ainda existirá e você poderá ainda ver posts mais “antigo” no seu feed.

COMO ISSO AFETA SEU TRABALHO?

Mesmo essas mudanças EdgeRank afetando mais as publicações de pessoas, as publicações das páginas também serão afetadas.
Com a inserção dos trendingtopics, talvez muitas páginas queiram “surfar” na onda os posts mais comentados e usarem hashtags, por exemplo, para aparecer no topo. Não acho que isso seja uma boa estratégia, especialmente se o conteúdo do post não tiver nada a ver com o tema do trenstopic. #ficadica. Mas, o contrário pode ser interessante: Trendingtopics que tenham a ver com seu negócio podem impulsionar suas publicações e ter mais alcance. Parece que as hashtags no Facebook ganharam mais importância. Veremos.
Em resumo: ficar atento ao melhor horário para postar na sua fanpage e ficar atento aos temas mais comentados do momento são ingredientes que terão que ser adicionados às suas estratégias de produção de conteúdo. Isso já era extremamente relevante, mas agora será muito mais.
Segundo o Facebook: “Nós iremos liberar estas mudanças gradualmente e não esperamos que os posts tenham uma mudança significativa na forma como são distribuídos por enquanto. se uma página posta sobre um trendingtopic ou se um posts recebe muito engajamento assim que é postado, este conteúdo terá seu alcance ampliado rapidamente, mas na medida em que o tempo passa isso diminuiu. Páginas precisam continuar a produzir conteúdo de qualidade e que gere propagação entre sua audiência”.
Como diz o Marcelo Trevisani, em uma entrevista “Facebook é em tempo real, não tem como ficar fazendo ‘postzinho’”. Contratar alguém para postar 3x por semana não é fazer Facebook Marketing. Para mim, é ficar fazendo ‘postzinho’.

fonte: http://goo.gl/45WFQH

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